sábado, 26 de janeiro de 2008

Sinopse para Projecto Documental-Experimental

“MOVING STILLS”

Ensaio não-narrativo para “memória futura” do que hoje são alguns lugares escolhidos na geografia da cidade. A selecção é feita com critério pessoal, enquadrando segmentos da paisagem urbana (exterior e interior) apresentados em layer separado dos layers correspondentes à vivência quotidiana que se lhes sobrepõe.

Uma visão subjectiva em que os espaços são os protagonistas e os seus habitantes ou utilizadores são reduzidos a impressões fugazes sobre um espaço que permanece, independentemente dessas ocupações transitórias.

Uma colecção de “fotografias” animadas pela intervenção da luz, do vento, da chuva e de ocasionais passantes registados em esbatimento sobre os fundos, efeito dado pela sobreimpressão parcial e temporária do movimento desses vultos, aí colocados com mera função alegórica quanto à vivência dos espaços enquadrados. Como se essas trajectórias episódicas sugerissem um possível esboço narrativo de “histórias” anónimas que perfazem o quotidiano banal e sem história assinalável.

A intenção é precisamente a exploração da ausência de narratividade, em que os efeitos de sentido no espectador se produzem pela fruição sensitiva das imagens, atmosferas e ambiência sonora que lhe são apresentadas.

A banda sonora baseia-se na composição de sons “naturais” captados na cidade, aos quais se combinam sons adicionais com efeito alusivo quanto à ambiência que se entende (também subjectivamente) como caracterizadora da identidade de cada lugar.

Conceito da “matrioska”: não aplicável (pelo menos até ver).

Aplicações em multiplataforma: claramente em TV e também possível na internet, apesar dos enquadramentos previstos, assim como o detalhe gráfico e sonoro da representação, se adequarem melhor a ecrãs de maior dimensão.

Logística: significativa economia de meios (1 ou 2 pessoas + uma câmara, um tripé, um microfone)

Calendário: cerca de 4 dias para registar uma sequência de 24 lugares (1 hora e 15’ de permanência em cada local = total das operações de registo, incluindo trajectos ida/volta), correspondentes a cerca de 30’’ montado (duração média no filme da “cena” em cada lugar). As filmagens decorreriam em 2 fins-de-semana, antecedidas por uma répérage de 2 dias.


Nenhum comentário: